ALINHAMENTO

Alinhamento


 


O alinhamento geométrico pode ser compreendido como sendo a relação existente entre os planos geométricos de todos os elementos constituintes de uma máquina, e os equipamentos em geral precisam estar alinhados geometricamente e bem nivelados para poderem operar de forma adequada e com o máximo de eficiência.


Os serviços de Alinhamentos Industriais prestados pela OPMEC são executados por profissionais qualificados e habilidosos no uso dos melhores equipamentos Ópticos ou  à Laser. Estes equipamentos são usados nas mais diversas situações, e através do uso de dispositivos e acessórios especialmente desenvolvidos, podemos realizar as mais variadas formas de medição de equipamentos mecânicos.   


  


Dentro do serviço de Alinhamento estão incluídas as medições geométricas de Nivelamentos, Perpendicularismo, Paralelismo, Linearidade, Posicionamentos angulares e de curvas; sempre voltados à mecânica de precisão;  na foto da esquerda vemos um especialista da OPMEC realizando uma medição de nível com precisão a uma altura de 6.900 mm com o uso do tripé de alturas que é patenteado e até o momento apenas a OPMEC possui a licença de uso. Na foto da direita vemos o mesmo especialista verificando o paralelismo entre os rolos e cilindros secadores de uma antiga máquina de papel.


 


A precisão das medições vão sempre depender das condições ambientais e estruturais de cada máquina a ser medida pela OPMEC e nós temos condições de medir a geometria das maquinas com precisão em décimos; centésimos; milésimos e décimos de milésimos de milímetro; na foto acima vemos um torno mecânico que foi alinhado pela OPMEC e que fabricava eixos com precisão de 0,02mm no diâmetro em um comprimento de 5 metros.


 


Atualmente a OPMEC está capacitada para realizar praticamente qualquer medição de geometria dentro da área da mecânica, através de recursos próprios ou em parcerias; na foto da esquerda vemos alguns equipamentos Óptico-eletrônicos (Laser) e na foto da direita vemos equipamentos basicamente Ópticos.


 


            Como não é possível se fotografar todos os serviços da OPMEC e ficaria cansativa a procura de um parecido à sua necessidade, colocamos abaixo um relação das possibilidades de medição da OPMEC :-


 


Paralelismo entre rolos com precisão de ± 1" (± 0,005mm/m). 


Nivelamento de rolos ou barramentos com precisão de ± 0,25" (± 0,002mm/m).


Posicionamento em montagens industriais com precisão de  ± 0,1 mm.


Linearidade horizontal com precisão de ± 0,002 mm/m até 40 metros.


Linearidade horizontal com precisão de ± 0,01 mm/m até 20 metros.


Linearidade vertical com precisão de ± 0,01 mm/m até 20 metros.


Perpendicularismo com precisão de ± 1" (± 0,005mm/m) até 10 metros.


 


 


Alinhamento de eixo Cardãn


 A percepção comum na indústria é de que as juntas universais não precisam ser alinhadas e que a instalação de juntas universais é feita apenas para evitar a necessidade de alinhamento. Além disso, essa era, até recentemente, uma das aplicações de alinhamento de eixos mais difícil de ser resolvida por métodos tradicionais. No entanto, o fato é que a maioria das juntas universais utilizadas na indústria hoje em dia precisa ser alinhada, devido ao projeto básico. Com esse artigo em mãos, o leitor estará mais bem preparado para lidar com o alinhamento de juntas universais, bem como com qualquer desafio de alinhamento.


 


Fonte: Wikipédia

NOTÍCIAS

10.03.2012 - Notícia 01 - Teste

Lorem Ipsum é simplesmente uma simula& ... <ver mais>

10.03.2012 - Notícia 02 - Teste 22

Lorem Ipsum é simplesmente uma simula& ... <ver mais>